terça-feira, 31 de julho de 2012

O egotismo deteriora a mente

Jiddu Krishnamurti (*)


SERPENTENANDO DE UM LADO ao outro do vale, a trilha passava por uma pequena ponte, a água, de corrente veloz, estava barrenta pelas recentes chuvas. Rumo ao norte, ela passava por suaves encostas até alcançar uma aldeia isolada. Essa aldeia e seus habitantes eram muito pobres. Os cães estavam sujos e latiam à distância, nunca se arriscando a chegar perto, as caudas baixas, as cabeças erguidas, prontos para fugir. Muitas cabras estavam espalhas pela encosta, balindo e comendo os arbustos silvestres. Era uma campina maravilhosa, verde, com montes azulados. O granito que se projetava dos topos dos morros fora lavado pelas chuvas de incontáveis séculos. Esses montes não se elevavam tanto, mas eram muito antigos, e tinham uma beleza fantástica no contraste com o céu azul, aquele estranho encanto do tempo imensurável. Eram como os templos que o homem constrói à sua semelhança, em seu anseio por alcançar o céu. Mas, naquela noite, com o sol poente acima, as colinas pareciam muito próximas. No extremo sul, uma tempestade se formava, e os relâmpagos entre as nuvens davam à terra um atmosfera estranha. A tempestade irromperia durante a noite; mas os montes sobreviveram às tempestades de tempos imemoriais, e sempre estariam lá, para além de toda a labuta e sofrimento do homem.

Os aldeões estavam retornando às suas casas, cansados após um dia de trabalho nos campos. Logo poderíamos ver fumaça subindo de suas cabanas enquanto eles preparavam a refeição da noite, que não seria abundante. Os filhos, à espera de sua refeição, sorriam quando passávamos. Tinham os olhos arregalados e tímidos dos desconhecidos, mas amigáveis. Duas meninas apoiavam bebês em seus quadris enquanto as mães cozinhavam; os bebês escorregavam e logo eram puxados de volta. Embora tivessem 10 ou 12 anos, essas meninas já estavam habituadas a segurá-los; e ambas sorriam. A brisa noturna corria entre as árvores e o gado era recolhido para a noite.

Não havia qualquer outra pessoa naquela trilha, nem mesmo um solitário aldeão. A terra, subitamente, parecia vazia, estranhamente silenciosa. A jovem lua nova acabava de aparecer sobre as escuras colinas. A brisa parou, nenhuma folha se movia; tudo era quieto, e a mente estava completamente só. Não era solitária, isolada, encerrada em seus próprios pensamentos, mas só, intocada, incontaminada. Não era apática e distante, desligada das coisas da Terra. Estava só, e, ainda assim, como tudo; por estar só, tudo era nela. Aquilo que é separado conhece a si mesmo como separado; mas essa solitude não conhecia separação, nenhuma divisão. As árvores, o córrego, o aldeão chamando à distância, todos estavam contidos nela. Não era uma identificação com o homem, com a Terra, pois toda identificação desaparecera por completo. Nessa solitude, cessara o sentido da passagem do tempo.  



Eram três: um pai, seu filho e um amigo. O pai provavelmente estava na casa dos 50 anos, o filho tinha cerca de 30 e o amigo era de idade incerta. Os dois homens mais velhos eram carecas, mas o filho ainda tinha muitos cabelos. Tinha uma cabeça de bonito formato, o nariz um tanto curto e olhos bem separados. Seus lábios eram inquietos, embora ele permanecesse calmamente sentado. O pai se sentou atrás do filho e do amigo, dizendo que tomaria parte na conversa se necessário, mas que, caso contrário, apenas observaria e escutaria. Um pardal chegou à janela aberta e logo partiu novamente, assustado com tantas pessoas na sala. Ele conhecia aquela sala e, muitas vezes, se empoleirava no peitoril, piando baixo, sem medo.

“Embora meu pai talvez não participe da conversa”, o filho começou, “ele deseja estar a par dela, pois o problema preocupa a todos nós. Minha mãe também teria vindo se não estivesse passando tão mal, e está ansiosa para ouvir o que lhe contaremos. Lemos algumas coisas que você disse, e meu pai já compareceu a algumas de suas palestras como ouvinte; mas foi apenas no último ano que de fato me interessei pelo que você diz. Até recentemente, a política absorvia a maior parte de meu interesse e entusiasmo; mas comecei a ver a imaturidade dela. A vida religiosa é apenas para a mente madura, e não para políticos e advogados. Tive bastante sucesso como advogado, mas já não trabalho nessa área, pois quero dedicar os anos restantes de minha vida a algo muitíssimo mais importante e valoroso. Falo também por meu amigo, que quis nos acompanhar quando soube que o visitaríamos. Veja bem, senhor, nosso problema é o fato de que estamos todos ficando velhos. Mesmo eu, apensar de ser relativamente jovem, estou chegando àquele período da vida em que o tempo parece voar, quando um dia parece tão curto e a morte, tão perto. A morte, pelo menos no momento, não é um problema; mas a velhice é.”

O que você entende por velhice? Refere-se ao envelhecimento do organismo físico ou da mente?

“O envelhecimento do corpo é naturalmente inevitável, ele se gasta por uso e doença. Mas a mente precisa se deteriorar e envelhecer?”

Pensar especulativamente é inútil e perda de tempo. A deterioração da mente é uma suposição ou um fato real?

“É um fato senhor. Estou ciente de que minha mente está ficando velha, cansada; ocorre uma lenta deterioração.”

Não será este também um problema entre os jovens, embora eles talvez ainda não estejam cientes disso? Suas mentes já estão confinadas num molde; seu pensamento já está encerrado num estreito padrão. Mas a que você se refere quando diz que sua mente está envelhecendo?

“Ela não é tão maleável, tão alerta, tão sensível como costumava ser. Sua atenção está diminuindo; suas respostas para os muitos desafios da vida partem cada vez mais do arcabouço do passado. Está se deteriorando, funcionando cada vez mais dentro dos limites da sua própria criação.”

Pois bem, o que faz com que a mente se deteriore? É autodefesa e resistência a mudança, não é? Cada um tem um interesse pessoal que vive protegendo – consciente ou inconscientemente –, vigiando, e que não permite que nada venha a perturbar.

“Você quer dizer um interesse pessoal em posses?”

Não só em possuir, mas em relações de qualquer tipo. Nada pode existir em isolamento. A vida é relacionamento; e a mente tem um interesse egotista em sua relação com as pessoas, as ideias e as coisas. Esse egotismo, e a recusa em gerar uma revolução fundamental dentro de si, é o início da deterioração mental. A maioria das mentes é conservadora, resistente à mudança. Mesmo a mente supostamente revolucionária é conservadora, pois, quando alcança seu sucesso revolucionário, também resiste à mudança; a própria revolução se torna seu interesse egotista. Embora ela talvez permita certas modificações nas margens de suas atividades, resiste a todas as mudanças no centro, não importando se é conservadora ou supostamente revolucionária. As circunstâncias podem obrigá-la a ceder, a se adaptar, com dor ou com facilidade, a um padrão diferente; mas o centro continua rijo, e é esse centro que causa a deterioração das mentes.

“O que o senhor chama de centro?”

Você não sabe? Está procurando uma descrição dele?

“Não, senhor. Mas, pela descrição, talvez eu possa tocá-lo, ter uma intuição dele.”

“Senhor”, interveio o pai, “talvez estejamos intelectualmente consciente desse centro, mas, na verdade, a maioria de nós nunca esteve frente a frente com o seu. Eu mesmo li descrições astutas e sutis em vários livros, mas nunca o confrontei realmente; e quando você pergunta se nós o conhecemos, eu posso dizer por mim que não. Conheço apenas as descrições.”

“É de novo nosso interesse egotista”, acrescentou o amigo, “nosso desejo arraigado de segurança, que nos impede de conhecer esses centros. Não conheço meu próprio filho, apesar de ter vivido com ele desde a infância, e conheço menos ainda aquilo que é muito mais próximo do que meu filho. Para conhecê-lo é preciso olhar para ele, observá-lo, ouvi-lo, mas nunca o faço. Estou sempre com pressa; e quando, ocasionalmente, o observo, estou em conflito com ele.”

Estamos falando do envelhecimento, da deterioração da mente. A mente está sempre construindo o padrão de sua própria certeza, a segurança dos seus próprios interesses; as palavras, a forma, a expressão pode variar de tempos em tempos, de cultura a cultura, mas o centro de interesse egotista permanece. É esse centro que faz com que a mente se deteriore, independente do quão alerta e ativa pareça externamente. Esse centro não é um ponto fixo, mas vários pontos contidos na mente, e, portanto, é a própria mente. A melhoria da mente, ou o deslocar-se de um centro a outro, não elimina tais centros; disciplina, repressão ou sublimação de um centro só estabelece outro em seu lugar.

Pois bem, a que nos referimos quando dizemos que estamos vivos?

“Geralmente”, respondeu o filho, “nós nos consideramos vivos quando falamos, quando rimos, quando há sensação, quando há pensamento, atividade, conflito, alegria.”

Então, o que chamamos vida é aceitação ou “revolta” no interior do padrão social, e um movimento dentro da jaula da mente. Nossa vida é uma interminável série de dores e prazeres, medos e frustrações, anseios e apegos; e quando, de fato, consideramos a deterioração dela, e perguntamos se é possível pôr um fim nesse processo, nossa investigação também ocorre dentro da jaula da mente. Isso é viver?

“Temo que não conheçamos outra vida”, disse o pai. “À medida que envelhecemos, os prazeres se reduzem enquanto as tristezas parecem aumentar; e se o indivíduo é minimamente reflexivo, está ciente de que a mente se deteriora com o tempo. O corpo, inevitavelmente, fica velho e conhece a decadência; mas como podemos impedir esse envelhecimento da mente?”

Nós levamos uma vida impensada e, no final, começamos a indagar por que a mente se deteriora e como deter o processo. Certamente, o que importa é como viemos nossos dias, não apenas quando jovens, mas também na meia-idade e durante os anos de declínio. O tipo correto de vida exige de nós muito mais inteligência do que qualquer vocação para ganhar o sustento. Pensar corretamente é fundamental para viver corretamente.

“O que você quer dizer com pensar corretamente?”, perguntou o amigo.

Há uma enorme diferença, sem dúvida, entre pensar corretamente e o pensamento certo. Pensar corretamente é constante percepção; o pensamento certo, por outro lado, é a conformidade a um padrão fixado pela sociedade ou uma reação contra ela. O pensamento certo é estático, é um processo de agrupar certos conceitos, denominados ideais, e segui-los. O pensamento certo, inevitavelmente, constrói a perspectiva autoritária, hierárquica, e engendra a tal respeitabilidade; ao passo que o pensar correto é a percepção de todo o processo de conformidade, imitação, aceitação, revolta. Pensar corretamente, ao contrário do pensamento certo, não é uma coisa a ser alcançada; surge espontaneamente com autoconhecimento, que é a percepção dos mecanismos do “eu”. Pensar corretamente não é algo que possa se aprendido em livros ou com outra pessoa; ele ocorre por intermédio da mente que compreende a si mesma na ação do relacionamento. Mas não pode haver entendimento dessa ação enquanto a mente a justifica ou condena. Portanto, pensar corretamente elimina o conflito e a autocontradição, que são as principais causas da deterioração da mente.

“O conflito não é parte essencial da vida?”, perguntou o filho. “Se não nos esforçássemos, apenas vegetaríamos.”

Achamos que estamos vivos quando nos vemos apanhados no conflito da ambição, quando somos impelidos pela compulsão da inveja, quando o desejo nos empurra à ação; mas tudo isso só leva a maior sofrimento e confusão. O conflito aumenta a atividade autocentrada, ao passo que a compreensão do conflito se dá por meio do pensar correto.

“Infelizmente, esse processo de luta e sofrimento, com certa alegria, é a única vida que conhecemos”, disse o pai. “Temos vislumbres de outro tipo de vida, mas são poucos e esparsos. Ultrapassar essa bagunça e encontrar aquela outra vida é sempre o objeto de nossa busca.”

Buscar aquilo que está além do real é estar preso em ilusão. A existência cotidiana, com suas ambições, invejas e todo o restante, deve ser compreendida; mas compreendê-la exige percepção, pensar corretamente. Não há pensar correto quando o pensamento começa com uma suposição, um preconceito. Partir de uma conclusão ou buscar uma resposta preconcebida põe fim ao pensar correto; assim não há pensar algum. Ou seja, pensar corretamente é a base da virtude.

“Parece-me, colocou o filho, “que pelo menos um dos fatores em todo esse problema da deterioração da mente é a questão da ocupação certa.”

O que você chama de “ocupação certa?”

“Tenho notado, senhor, que aqueles que se tornam inteiramente absorvidos em alguma atividade ou profissão logo se desligam de si mesmos; ficam ocupados demais para pensar em si, o que é uma coia boa.”

Mas tal absorção não é uma fuga de si mesmo? Fugir de si mesmo é uma ocupação errada; é corruptora, gera inimizade, divisão e todo o resto. A ocupação correta vem através do tipo correto de educação e da compreensão de si mesmo. Você nunca reparou que, independentemente da atividade ou profissão, o “eu” usa – consciente ou inconscientemente – como meio para sua própria satisfação, para realizar sua ambição ou para obter sucesso em termos de poder?

“Isso é assim, infelizmente. Parece que usamos tudo o que tocamos para nossa própria promoção.”

É esse interesse egotista, essa constante autopromoção, o que torna a mente mesquinha; e embora sua atividade seja vasta, embora ela esteja ocupada com política, ciência, arte, pesquisa, etc., ocorre um estreitamento do pensar, uma superficialidade que gera deterioração, decadência. Somente quando há compreensão da totalidade da mente, do inconsciente e da consciência, é que existe uma possibilidade de regeneração da mente.

“O materialismo é a maldição da geração moderna”, disse o pai. “Ela é arrastada pelas coisas do mundo, e não reflete seriamente sobre temas sérios.”

Essa geração é como outras gerações. Coisas materiais não são apenas geladeiras, camisas de seda, aviões, aparelhos de televisão e tudo mais; elas incluem ideais, a busca do poder, seja individual ou coletivo, e o desejo de estar seguro, seja neste mundo ou no próximo. Tudo isso corrompe a mente e prova sua decadência. O problema da deterioração deve ser compreendido no começo, na juventude, e não no período de declínio físico. 

“Isso quer dizer que não há esperança para nós?”

De maneira alguma. É mais árduo interromper a deterioração da mente na nossa idade, só isso. Para gerar uma mudança radical em nossos modos de vida, deve haver percepção crescente, e uma grande profundidade de sentimento que é o amor. Com amor, tudo é possível.


(*)   Um dos textos do livro:  Comentários sobre o viver.  Breves textos – Volume 3 /Jiddu Krishnamurti. Rio de Janeiro: Nova Era, 2012

6 comentários:

  1. Boa noite Roberto,

    Penso que tudo que remete o ao ego predispõe a pessoa internar-se num casulo, mas essa crisálida não irrompe na bela borboleta, mas na sinistra mariposa, que prefere a escuridão a luz do dia. Compreendo que essa é a luz da qual abrimos mão quando aderimos ao condicionamento. A mente humana contém muitos mistérios, mas sou um otimista e como o tempo é inexorável, não há como fugir dele, prefiro então, ver a idade como um presente, o da a experiência, que tanta falta faz a junventude.
    Sou avesso ao pragmatismo, me consolo na ciência, que tem descoberto alguns segredos sobre a demência, a esclerose e tantos outros problemas que nos afligem. Trabalho em um hospital, certa vez tive a oportunidade de conversar com um neurocirurgião, e como foi positiva sua conversa. Mas me alertou sobre uma coisa que todos nós já sabemos, que o amanhã nada mais é que a consequência do hoje. Então, como aconselha JK, comecemos a tratar a deterioração desde agora.

    Abraços,

    Luiz Otávio

    ResponderExcluir
  2. Olá professor, estava procurando pelo livro "Da insatisfação à felicidade" e cheguei ao seu blog. Li a matéria a respeito e lá diz que resolveram disponibilizar o livro em PDF, só que o link já não consta mais como ativa para download. Gostaria de saber se tem como você disponibilizá-lo novamente ou enviar-me por email, pois já faz alguns meses que tenho interesse em comprar, mas como disseste no texto, o preço é extorsivo, encontrei com valores variados entre R$100 e R$300, é muito por um livro, mesmo sabendo que o conteúdo valha a pena. Fico aguardando contato.
    Meu email: sjairpaulo@gmail.com
    Ah, adorei seu blog, meus parabéns, depois de tanta tolice na internet, é bom encontrar um blog com conteúdo inteligente.

    Jair Paulo Siqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons dias Jair!
      Penso que consegui recuperar o link, se não me informe, por favor. De qualquer modo, enviei o PDF para o seu email, beleza?
      Abração,
      rjtl

      Excluir
    2. Bons dias, o link continua quebrado, mas agradeço muito por ter enviado ao meu email, vou imprimi-lo hoje mesmo para começar a estudar esta obra. Muito obrigado professor.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir