segunda-feira, 23 de julho de 2012

Atento na "correnteza do rio"


Roberto Lira
 Faz algum tempo, escrevinhei dois textos  ( aqui* e aqui** ) com o assunto “a outra margem do rio”. No primeiro texto, o tema foi conceituado como um local procurado pelos seres humanos, onde a felicidade é permanente e que para muitos é chamado de céu, paraíso, nirvana, et cetera. Nele, tentei reflexionar sobre “como” alçar a referida margem. No segundo texto, procurei fazer um analogismo das minhas vivências com o tema e levantei uma série de questões sobre o mesmo. Conclui manifestando minha aspiração de alcançar “a outra margem do rio” e aventei a possibilidade de voltar a escrevinhar sobre futuras compressões decorrentes desse processo. Nesta escrevinhação, é este o propósito.

Tentando vivenciar o aqui e agora, as compreensões do momento me conduzem a cessação da busca em alcançar “a outra margem do rio”. Passei apenas a apreciar a correnteza do rio, ou seja, a ficar passivamente atento observando o correr da vida e, quando oportuno, dar umas braçadas a favor da correnteza. Desse modo, tenho me sentido mais leve como “nadador”.

Em qualquer ambiente aquático, nadar torna-se muito mais fácil quando estamos despidos de qualquer roupagem. Nadar sem um estilo pré-determinado nas correntezas da vida nos permite uma locomoção apropriada em todos os momentos do viver. Sem pré-conceitos, sem recordes a bater, sem prêmios a ganhar, sem glórias a lembrar, sem objetivos a alcançar, nadar nesse rio da vida torna-se algo incomum. Algo que não é repetição, conformidade, alegria ou tristeza, prazer ou dor, mas simplesmente viver. Viver sem querer ter nem ser. Viver por viver, porque é maravilhoso viver, com ou sem insigths.
A atenção, no aqui e agora, deve continuar!

Um comentário:

  1. Bom dia Roberto,

    Desculpe a demora pelo retorno, mas esta semana foi dura aqui no trabalho, hoje estou podendo respirar e podendo dedicar um pouco de atenção as coisas e as pessoas que gosto.
    Compreendi a mensagem da "correnteza do rio", consinto do o seu estilo de nadar, em certos momentos somos abrigados a usar um crawl, em outros de costas, as vezes mergulhamos para desvia de um obstáculo e por aí vai. Ainda não consegui me despir, mas sem dúvida não busco glórias ou reconhecimentos, apenas nadar, porque "é maravilhoso viver".
    Novamente, agradeço seu elogio.

    Grande abraço,

    Luiz Otávio

    ResponderExcluir