terça-feira, 24 de julho de 2012

Condicionamento e anseio por ser livre


Jiddu Krishnamurti (*)

ERA UM PASSEIO ENCANTADOR. A trilha da casa atravessava o vinhedo, e as uvas apenas começavam a amadurecer; eram abundantes e suculentas e produziriam grande quantidade de vinho tinto. O vinhedo era bem cuidado e não havia qualquer erva daninha. Ao seu lado, estava a cuidadíssima plantação de tabaco, longa e ampla. Após a chuva, das plantas começavam a brotar flores rosadas, perfeitas e limpas; seu aroma frágil de tabaco fresco, tão diferente do cheiro nauseante do tabaco queimado, tornar-se-ia mais intenso sob o sol forte. Os longos talos em que cresciam as flores logo seriam cortados para fazer com que as pálidas folhas verde-prateadas, já bastante grandes, estivessem ainda maiores e mais abundantes na época da colheita. Depois, elas seriam reunidas, classificadas, atadas com longas cordas e penduradas no comprido armazém atrás da casa, para secar de modo uniforme, onde o sol as tocaria, e haveria brisa noturna. Naquele instante, homens já trabalhavam com bois na plantação de tabaco, abrindo sulcos entre as longas e eretas plantas enfileiradas para matar ervas daninhas. O solo fora cuidadosamente preparado e pesadamente adubado, e ervas daninhas haviam crescido nele de modo tão abundante quanto os pés de tabaco; mas, após todas essas semanas, não havia uma única erva daninha à vista.  

A trilha avançava por um pomar de pés de pêssegos, peras, ameixas vermelhas e amarelas, nectarinas e outras árvores, todas carregadas de frutas maduras. Ao entardecer, havia um doce aroma no ar, e durante o dia, o zumbido de muitas abelhas. Além do pomar, a trilha descia uma longa encosta, aprofundando-se em bosques densos e acolhedores. Aqui a terra era macia sob os pés, coberta de folhas mortas de muitos verões. Ficava muito fresco sob as árvores, pois o sol tinha pouca chance de penetrar a espessa folhagem; o solo estava sempre úmido e perfumado, emanando o aroma do rico húmus. Havia muitos cogumelos, a maioria de espécies não comestíveis. Aqui e ali era possível encontrar tipos comestíveis, mas será necessário procurar bem; eles ficavam mais recolhidos, em geral escondidos sob uma folha da mesma cor. Os camponeses chegavam cedo para levá-los para o mercado ou pra o próprio consumo.

Quase não havia pássaros naqueles bosques, que se estendia por milhas sobre as colinas suavemente onduladas. Era muito silencioso; nem mesmo uma leve brisa agitava as folhas. Mas algum movimento sempre estava acontecendo naquela mata, como parte do imenso silêncio; não era perturbador, e parecia aumentar a tranquilidade da mente. As árvores, os insetos, as enormes samambaias não eram separadas, como algo visto de fora; eram parte daquela quietude, interna e externamente. Até o ruído abafado de um trem distante estava contido nessa paz. Havia completa ausência de resistência, e os latidos de um cão, insistentes e penetrantes, pareciam aumentar o sossego.

Além do bosque, ficava o rio, sinuoso e adorável. Não era muito largo ou impressionante, mas amplo na medida justa para permitir que olhos aguçados avistassem as pessoas na margem oposta. Ao longo de ambas as margens, havia árvores, principalmente choupos, altos e majestosos, com as folhas tremulando na brisa. A água era profunda e fresca, sempre fluindo. Era algo belo de se contemplar, cheio de vida e abundância. Havia um pescador solitário sentado num banquinho, com uma cesta de piquenique a seu lado e um jornal sobre os joelhos. O rio trazia contentamento e paz, ainda que os peixes parecessem evitar a isca. O rio sempre estaria lá, mesmo que guerras acontecessem e homens morressem; ele sempre estaria nutrindo a terra e as pessoas. Ao longe, assomavam as montanhas nevadas e, num entardecer desanuviado, quando o sol poente as tocava, seus picos altos eram vistos como nuvens iluminadas pelo sol.

Éramos três ou quatro na sala, e logo além da janela havia um gramado amplo e resplandecente. O céu era de um azul pálido, com grande e movimentadas nuvens.

“Será realmente possível”, indagou o homem, “que a mente se livre de seu condicionamento? Se for, qual é o estado de uma mente que se descondicionou? Ouvi suas palestras durante vários anos, e dediquei muita reflexão ao assunto, mas minha mente não parece capaz de romper com as tradições e ideias que foram implantadas na infância. Sei que sou tão condicionado quanto qualquer outra pessoa. Desde a infância, somos ensinados a nos conformar – brutalmente, ou com carinho e sugestões gentis – até que a conformidade se torna instintiva, e a mente teme a insegurança de não se conformar.

“Tenho uma amiga que cresceu em ambiente católico”, continuou ele, “e, naturalmente, ela ouviu falar sobre o pecado, o fogo do inferno, as alegrias confortadores do céu e tudo mais. Ao chegar à maturidade, e depois de muito pensar, ela abandonou a estrutura católica de pensamento; mas, mesmo agora, na vida adulta, ela se vê influenciada pela ideia do inferno, com seus pavores contagiantes. Embora minha formação seja um tanto diferente na superfície, tal como ela, também tenho medo de não me conformar. Vejo o absurdo do conformismo, mas não consigo me livrar dele; e, mesmo que pudesse, provavelmente estaria fazendo o mesmo de outra forma – simplesmente me conformando a um no novo molde.”

“Essa também é minha dificuldade”, disse uma das senhoras. “Vejo com bastante clareza as muitas maneiras pelas quais estou presa à tradição; mas será que posso me livrar de meu presente cativeiro sem recair em outro? Há pessoas que passam de uma organização religiosa a outra, sempre buscando, nunca satisfeitas; e quando finalmente, ficam satisfeitas, tornam-se terrivelmente chatas. Provavelmente, é o que acontecerá comigo se eu tentar romper com meu presente condicionamento: sem perceber, serei arrastada par outro padrão de vida.”

“Na verdade”, continuou o homem, “a maioria de nós nunca pensou profundamente sobre como a mente é quase completamente moldada pela sociedade e pela cultura em que crescemos. Não nos damos conta de nosso condicionamento, e simplesmente prosseguimos, lutando, buscando, ou sendo frustrados nos moldes de determinada sociedade. Esse é o destino de quase todos nós, incluindo políticos e lideres religiosos. Infelizmente para mim, talvez, compareci a muitas de suas palestras, e logo começou a dor do questionamento. Durante algum tempo, não pensei no assunto com profundidade, mas, de repente, vi que me tornava sério. Andei experimentando, e agora estou consciente de muitas coisas em mim que jamais havia notado. Se eu puder continuar sem os que os presentes sintam que estou tagarelando demais, gostaria de me aprofundar um pouco mais na questão do condicionamento.”

Quando os outros lhe garantiram que também estavam profundamente interessados nesse tema, ele prosseguiu.

“Após ouvir ou ler a maioria das coisas que você disse, percebi o quanto sou condicionado; e, da mesma maneira, vi que um indivíduo deve livrar-se do condicionamento – não apenas do condicionamento da mente superficial, mas também do inconsciente. Percebi a absoluta necessidade disso. Mas o que realmente está ocorrendo é o seguinte: o condicionamento que recebi em minha juventude continua, e, ao mesmo tempo, há um forte desejo de me descondicionar. Assim, minha mente está presa nesse conflito entre o condicionamento que percebo e a ânsia por me livrar dele. Essa é minha situação atual. Como devo proceder agora?”

O anseio da mente por se libertar do condicionamento põe em marcha outro padrão de resistência e condicionamento, não?  Ao se tornar consciente do padrão ou molde em que cresceu, você deseja libertar-se dele; mas esse desejo de liberdade não condicionará a mente mais uma vez, de maneira diferente? O antigo padrão insiste que se conforme à autoridade, e, agora você está desenvolvendo uma nova autoridade, que insiste que você não deve se conformar; assim, você tem dois padrões em conflito entre si. Enquanto houver essa contradição interna, mais condicionamentos ocorrerão.

“Sei que o antigo padrão é completamente absurdo e morto, e que preciso libertar-me dele; caso contrário, minha mente continuará da mesma maneira estúpida.”

Sejamos pacientes e nos aprofundemos na questão. A velha regra lhe dizia para se conformar, e por diversas razões – medo da insegurança, entre outras, – você se adaptou. Pois bem, por razões de um tipo distinto, mas nas quais ainda há medo e desejo de segurança, você sente que não deve se conformar. É isso que ocorre, não?

“Sim, mas ou menos. Mas o antigo é estúpido, e eu tenho de me livrar da estupidez.”

Permita-me destacar que você não está ouvindo. Segue insistindo que o antigo é mau, e que você precisa do novo. Mas alcançar o novo não é o problema, em absoluto.

“Esse é meu problema, senhor.”

Será? Você acredita nisso, mas vejamos. Por favor, não prossiga com seus pensamentos sobre o problema, apenas ouça, pode ser?

“Vou tentar.”

Uma pessoa se conforma instintivamente por várias razões: por apego, medo, desejo de recompensa e assim por diante. Essa é a primeira reação de um indivíduo. Porém, chega alguém e diz que o indivíduo deve se livrar do condicionamento, e daí surge o anseio por não se conformar. Está entendendo?

“Sim, senhor, isso está claro.”

Pois bem, há alguma diferença essencial entre o desejo de se conformar e o anseio por libertar-se da conformidade?

“Parece que deveria haver, mas realmente não sei. O que me diz, senhor?”

Não cabe a mim dizer, nem a você aceitar. Será que você não tem de descobrir por si mesmo se existe alguma diferença fundamental entre esses dois desejos aparentemente opostos?

“Como posso descobrir?”

Ao não condenar o primeiro nem buscar ansiosamente o segundo. Qual é o estado da mente que anseia por se livrar da conformidade, e que a rejeita? Por favor, não me responda, apenas sinta, realmente vivencie esse estado. As palavras são necessárias para a comunicação, mas não são a experiência real. A menos que você realmente vivencie e compreenda esse estado, seus esforços por se libertar só provocarão a formação de outros padrões. Não é assim?

“Não compreendo muito bem.”

Certamente, não dar fim completo ao mecanismo que produz padrões, moldes, sejam eles positivos ou negativos, implica continuar num padrão ou condicionamento modificado.

“Eu compreendo isso verbalmente, mas não o sinto de fato.”

Para um homem faminto, a mera descrição da comida não tem valor; ele deseja comer.

Há o anseio que forma a conformidade e o anseio por ser livre. Independente do quão diferentes pareçam dois anseios, não são fundamentalmente semelhantes? E, se assim são, então sua busca por liberdade é vã, pois você apenas se deslocará de um padrão a outro, incessantemente. Não há qualquer condicionamento nobre, ou melhor, todo condicionamento é dor. O desejo de ser, ou de não ser, gera condicionamento, e é esse desejo que deve ser compreendido.


(*)  Um dos textos do livro:  Comentários sobre o viver. Breves textos – Volume 3 / Jiddu Krishnamurti. Rio de Janeiro: Nova Era, 2012.

Um comentário:

  1. Bom dia de novo, Roberto,

    Excelente texto. JK o encerrar brilhantemente com a comparação dos "anseio", me questionei muito durante a leitura deste, e sinceramente, penso que consegui superar esta fase. Tenho refletido muito, sobre muitas coisas, curiosamente mais que anteriormente, talvez por influência do blog, que me impele a pensar como costurar meus rascunhos. Tenho conseguido, não sei como ainda, perceber a perniciosidade do conformismo, esse conformismo que nos trai sem nos darmos conta dele, analogamente às crenças, considerando que quando estabelecemos um molde, um padrão de conduta, nos conformamos com ele, ou seja, nos tornamos crentes de si mesmo, para regras que nos impusemos sem perceber, sem a atuação da consciência livre.
    Esses movimentos mentais sutis, são de fato muito difíceis de serem notados, tenho conseguido, com sua ajuda, e lhe sou grato por isso, percebê-los.
    Agradeço por postar esses textos meu caro Roberto, tem me permitido leituras prazerosas, em momentos como este, agora, onde pode relaxar um pouco.

    Grande abraço,

    Luiz Otávio

    ResponderExcluir