domingo, 6 de fevereiro de 2011

Na "Ilha de Pala"

Roberto Lira
Este é o weblog Ilha de Pala.
Esta não é uma ilha proibida, destinada ao isolamento. Pelo contrário, é uma ilha de livre trânsito para quem possui um “passaporte especial”. Para aportá-la, o visto é concedido a todas as mentes abertas, sem preconceitos, propensas ao diálogo e ao compartilhamento de Idéias, Reflexões e Utopias.
Aldous Huxley, em sua última obra, compartilhou com a humanidade sua grande utopia ‘A Ilha’. Na imaginária Ilha de Pala, reuniu o que pensava haver de melhor no Mundo Oriental e no Mundo Ocidental. Sua descrição imaginativa retrata uma sociedade fundamentada e comprometida com o bem-estar do ser humano e harmonia deste com a Natureza.
Nada é mais inspirador para arquitetar uma idéia do que uma grande utopia, e o livro ‘A Ilha’ é para mim uma grande e maravilhosa utopia. Nele, a inspiração visionária de Huxley nos leva a acreditar que é possível a existência de um mundo melhor.
Um mundo onde:
  •      não existem “rebanhos de carneiros” nem pastores para tosquiá-los e castrá-los;
  •      a espiritualização do ser humano não seja um embuste maniqueísta;
  •      a educação privilegie o humanismo antidogmático e o autoconhecimento;
  •     as experiências transcendentais sejam cultivadas ao lado de sistemático ceticismo;
  •     associações voluntárias de homens e mulheres busquem uma humanidade integral;
  •      o Ascetismo e o Hedonismo sejam considerados uma doença a ser tratada;
  •      o fortalecimento do ego é uma epidemia a ser controlada;
  •      a destruição desmedida da natureza seja evitada;
  •     ‘Shanti’ e ‘karuna’ sejam, de fato, uma realidade;
  •      etc... etc... etc...
Este weblog inicia sua vida disponibilizando (no link Livros), aos interessados em percorrer suas diversas trilhas, o livro ‘A Ilha’, de Aldous Huxley.
O administrador deste weblog, um perseverante sonhador, sente-se honrado e feliz em dividir este espaço com todos aqueles que perseveram na utopia de construir um mundo melhor. Imagine um mundo melhor. Pessoas vivendo aqui e agora, ‘compartilhando todo o mundo’, como imaginou John Lennon. Não sonhe sozinho, juntemo-nos para compartilhar nossos sonhos, nossas idéias, nossas reflexões.
 Eu tenho a esperança de que um dia... o mundo será como um só.’
‘Atenção! Aqui e agora!’...

3 comentários:

  1. Valeu, Roberto !

    Longa vida para Ilha de Pala. O blog.

    E para o útopico do Bem, o blogueiro.

    Parabéns !

    Abçs.

    JAA.

    ResponderExcluir
  2. Caro Roberto,

    Sua Ilha de Pala está uma maravilha. Já está entre recomendados pela nossa AGD. Serei leitor assíduo. Se o Cleómenes tivesse aqui não deixaria você em paz. Eu lia sempre os debates entre vocês. Mande brasa!

    Zé Carlos

    ResponderExcluir
  3. Roberto,

    Gostei do visual e acompanharei seu blog com minhas leituras e orações. Quem sabe lá pela centésima postagem você já não estará confessando seus pecadilhos ao Padre Nelson. Pode ser a outro ai de Uberlândia. Parabéns pelo Blog. Estou de olho!

    Lucinha Peixoto (Blog da CIT)

    ResponderExcluir