segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Insistindo na travessia para “a outra margem do rio”


Roberto Lira
O blog Ilha de Pala nasceu com o propósito de Compartilhar Idéias, Reflexões e Utopias das nossas vivencias cotidianas. A falta de regularidade nas nossas postagens, por vezes, leva os poucos visitantes do Ilha a supor que o blog submergiu ou que seu atestado de óbito apresenta causa mortis indeterminada. Mais de uma vez, jocosos visitadores nos advertiram do risco de morte iminente que o blog apresenta, com a sinalização de um in memoriam. Aproveitamos a oportunidade para nos desculpar e justificar a ciclotimia das postagens. A causa dessa ciclotimia não é nenhuma psicose maníaco-depressiva, ela se origina na indescritível lerdeza do nosso viver. Asseguramos aos queridos visitantes que, mesmo quando nossas escrevinhações se encontram em hibernação, nosso prélio interior continua e a intenção de compartilhar nossas observações e compreensões idem.
O nosso viver diário decorre, na maior parte do tempo, em minha residência ou no vizinho Praia Clube. Para um analogismo das nossas vivências com o tema em reflexão, Insistindo na travessia para “a outra margem do rio”, vou situar o complexo desportivo/recreativo desse aprazível clube. O Praia Clube tem suas instalações distribuídas ao largo das duas margens de um trecho do rio Uberabinha, que passa dentro da cidade de Uberlândia. Nas  saudáveis e prazerosas atividades realizadas diariamente no referido clube, utilizamos as instalações de um ou do outro lado do rio, dependendo da ação escolhida para determinado momento. Para nos transladarmos de uma margem para a outra do rio podemos escolher uma das três pitorescas pontes disponíveis no interior do clube.
“A outra margem do rio” sobre a qual queremos refletir pode ser vislumbrada, como um lugar onde a felicidade é plena e permanente. Talvez este seja o lugar onde o Eu, o verdadeiro Ser, habita e transita com desenvoltura. Poderiamos, ainda, dizer que é lá a nossa eterna e verdadeira morada. Nosso interesse em tentar alcançar esse lugar, já foi manifestado em uma postagem anterior (Aqui). Nela, mencionamos que tivemos tentativas frustradas, mas, por outro lado, fomos agraciados com promissores insights que podem ser utilizados como “ponte” para alcançarmos aquela almejada “margem”.
Entre as muitas questões suscitadas na presente reflexão destacamos as seguintes: Dispomos de “pontes”, previamente construídas, para alcançarmos “a outra margem do rio”? Ou seja, dispomos de conhecimentos, estabelecidos, que possam nos servir de “ponte” para essa mudança psicológica? Os conhecimentos/ensinamentos adquiridos em livros e/ou textos, sagrados ou não, podem realmente servir como “pontes” para essa travessia? Ou, seriam esses conhecimentos/ensinamentos apenas mapas a nos indicar alguma das possibilidades desse translado?
Mesmo sem uma resposta cabal para as questões acima destacadas, continuamos perseverando em nossa aspiração de atingir “a outra margem do rio”. Nosso esforço vai continuar sendo no sentido de descobrir “pontes”; explorar “trilhas”; encontrar “barcos”, ou mesmo “botes”; até “tirolesas” serão bem-vindas, desde que tenham o poder de nos conduzir para aquela “margem”. Não temos preconceitos quanto ao tipo ou as origens do “veículo” a ser utilizado para a travessia. Nossa maior observação é que a condução desse processo é individual e indelegável, qualquer que seja o “veículo” utilizado. Disso estamos convicto.  
Se um dia realizamos esse almejado objetivo, entendemos que o “veículo” utilizado poderá ser descartado. Pois é lá,  “na outra margem do rio”, onde surgem todos os verdadeiros “veículos” e, também, é lá que seus diversos tipos  são renovados, a cada instante.
            Ao prosseguirmos com nosso compromisso em tentar realizar o processo dessa travessia, na medida do possível e do cabível, escrevinharemos sobre as compreensões decorrentes desse processo. 
             Atenção! Aqui e agora!


Nenhum comentário:

Postar um comentário